Processo seletivo – Turma 2018

EDITAL Nº 001/2018 EXAME NACIONAL DE ACESSO AO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)O Conselho Gestor e a Comissão Nacional de Pós-graduação do PROFBIO – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, no exercício das suas atribuições definidas pelo Regimento do PROFBIO, considerando os princípios da publicidade, razoabilidade e finalidade pública, bem como os critérios de conveniência e oportunidade, faz saber aos interessados que, no período de 13 de março a 23 de abril de 2018, estarão abertas as inscrições, exclusivamente pela Internet, para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, conforme especificado neste Edital.O Exame Nacional de Acesso será regido por este Edital e executado pela Comissão Permanente do Vestibular – COPEVE da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
Baixar PDF “Edital 2018”
Baixar PDF “Edital bolsas 2018”

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal de Juiz de Fora (GV)Informações específicas
Universidade Federal de Juiz de Fora ( JF)
Universidade Federal de Minas GeraisInformações específicas
Universidade Federal do Espírito Santo
Sul
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal do ParanáInformações específicas

1) Sou licenciada em ciências e biologia, e dou aulas na rede particular. Posso participar do programa?

Conforme o item 1.1, letra b, do edital de acesso, o Programa é exclusivo para Professores da rede pública.

2) Existe a possibilidade da instituição abrir um edital profissional para o ensino de ciências?

No momento não. Conforme o item 1.1, letra c, o Programa é apenas para professores que estão lecionando biologia no ensino médio.

3) Vocês podem indicar referências bibliográficas?

Os alunos deverão buscar suas próprias referências bibliográficas de acordo com os temas já especificados no anexo 2 do edital.

4) Qual será o dia da aula de cada universidade?

O dia da aula presencial de cada universidade está disponível no site, conforme item 2.4 do edital.

5) Sou professor contratado, posso participar do programa?

Conforme o item 1.2 do edital do exame nacional de acesso, “o candidato classificado deverá estar em efetivo exercício de docência em Biologia, no Ensino Médio na Rede pública de Ensino do país, enquanto permanecer cursando o PROFBIO”. O candidato deverá comprovar sua situação apresentando os documentos especificados no item 11.1, no ato do registro acadêmico.

6) Não consegui entender a questão da prova da proficiência. Poderia me explicar melhor?

Conforme edital de acesso, item 1.5, cada instituição associada possui regras para a apresentação de proficiência em língua estrangeira. Assim, essa informação deverá ser checada na universidade em que a pessoa for fazer curso.

7) Quais são as instituições associadas?

A lista das instituições associadas está no anexo 1 do edital do exame nacional de acesso.

8) Onde posso encontrar provas passadas para me nortear a respeito das questões que possam estar presentes na prova?

Esta é a primeira seleção do programa.

9) Já existe um cronograma a respeito da data da matrícula. Qual a possível data de matrícula do curso?

O cronograma de datas deverá ser verificado junto à instituição associada em que o candidato for prestar o exame de acesso, conforme item 11.1.