Processo seletivo 2022 – Turma 2023

O Conselho Gestor e a Comissão Nacional de Pós-graduação do PROFBIO (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional), no exercício das suas atribuições definidas pelo Regimento do PROFBIO, considerando os princípios da publicidade, razoabilidade e finalidade pública, bem como os critérios de conveniência e oportunidade, faz saber aos interessados que, no período de 30 de setembro a 20 de outubro de 2022, fixado no Cronograma deste Edital (Anexo I), estarão abertas as inscrições, exclusivamente pela Internet, para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, conforme especificado neste Edital. O Exame Nacional de Acesso ao PROFBIO em 2022, regido por este Edital, será aplicado de forma remota, sob responsabilidade da Comissão Permanente do Vestibular – Copeve da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

EDITAL PROFBIO-2023

Site Copeve

1) Sou licenciada em ciências e biologia, e dou aulas na rede particular, posso participar do programa?

Conforme o item 1.2, letra b, do edital de acesso, o Programa é exclusivo para Professores da rede pública.

2) Existe a possibilidade da instituição abrir um edital profissional para o ensino de ciências?

No momento não temos condições de atender essa demanda. Conforme o Edital item 1.2, letra c, o Programa é apenas para professores que estão lecionando biologia no ensino médio.

A CAPES possui outros programas que atendem docentes de Ciências, como o Ciência é 10.

3) Vocês podem indicar referências bibliográficas?

Os alunos deverão buscar suas próprias referências bibliográficas de acordo com os temas já especificados no anexo IV do edital.

4) Qual será o dia da aula de cada universidade?

O dia da aula presencial de cada universidade está disponível no site, conforme item 2.4 do edital.

5) Sou professor contratado, posso participar do programa?

Conforme o item 1.3 do edital do exame nacional de acesso, “o candidato classificado deverá estar em efetivo exercício de docência em Biologia, no Ensino Médio na Rede pública de Ensino do país, enquanto permanecer cursando o PROFBIO”. O candidato deverá comprovar sua situação apresentando os documentos especificados no item 11.2, no ato do registro acadêmico.

6) Não consegui entender a questão da prova da proficiência. Poderia me explicar melhor?

Conforme edital de acesso, item 1.5, cada instituição associada possui regras para a apresentação de proficiência em língua estrangeira. Assim, essa informação deverá ser checada na universidade em que a pessoa for fazer curso.

7) Quais são as instituições associadas?

A lista das instituições associadas está no anexo II do edital do exame nacional de acesso.

8) Onde posso encontrar provas passadas para me nortear a respeito das questões que possam estar presentes na prova?

No site www.profbio.ufmg.br, na aba Processo Seletivo você encontrará as provas dos exames anteriores.

9) Não recebi o link para o teste Técnico e nem o link para realização da Prova.

Informamos que os links para o teste técnico e para o download do aplicativo será enviado para o endereço de e-mail informado na inscrição. Pedimos que sempre verifique a caixa de SPAM ou lixo eletrônico.

10) Não estou conseguindo realizar o teste Técnico.

Informamos que a empresa TestWe é a responsável pelo aplicativo. Portanto, todas as informações e dúvidas quanto ao aplicativo devem ser esclarecidas pelo endereço de e-mail suporte@testwe.eu.

11) Pelo que se entende nestas e nas demais orientações o candidato não poderá realizar nenhuma anotação ou desviar seu foco da câmera. Sabemos que estão previstos no conteúdo programático que exigem que seja realizado cálculo ou até mesmo um rascunho para se organizar as ideias e se chegar a resposta. Neste caso, como o candidato deve se portar para atender questões deste tipo?

A prova está sendo elaborada com ciência desse tipo de limitação e, portanto, as questões fornecem tudo o que é necessário para o candidato. No caso de haver cálculo numérico, fornece-se calculadora, mas nenhum dos candidatos poderá usar rascunho para nenhuma das questões, todas elas objetivas como prevê o edital. É parte do processo seletivo comparar os candidatos nessas condições.

12) Para onde envio a documentação para reserva de vagas?

De acordo com o Edital item 4.1.1, “A documentação e as instruções específicas para concorrer às vagas reservadas para ações afirmativas estão disponibilizadas no site da Instituição Associada (informado no Anexo II deste Edital), ou no site da Instituição Sede <https://www.profbio.ufmg.br/>. 4.1.2. Toda a documentação solicitada pelas instituições que oferecem vagas para ações afirmativas deverá ser encaminhada para as respectivas instituições, nos prazos por elas determinados.”

13) Já existe um cronograma a respeito da data da matrícula. Qual a possível data de matrícula do curso?

O cronograma de datas deverá ser verificado junto à instituição associada em que o candidato for prestar o exame de acesso, conforme item 11.2.

14) Fui aprovado no exame, onde faço o registro acadêmico?

Você deve acessar a página eletrônica da instituição associada para qual se inscreveu.

De acordo com o Edital, item 11.2., “O candidato selecionado para ingresso no PROFBIO deverá efetuar o registro acadêmico na Intuição Associada indicada no ato da inscrição ao Exame Nacional de Acesso, nos prazos e condições estabelecidos pela mesma,…”

As instruções específicas sobre o registro acadêmico em cada Instituição Associada serão publicadas no respectivo site eletrônico indicado no Anexo II do Edital ou no site da Sede <https://www.profbio.ufmg.br/>.

Veja todo o item 11 – Do Registro Acadêmico no Edital.

15) Quais são os documentos para o registro acadêmico?

Os documentos específicos exigidos serão divulgados pela Instituição Associada na qual o candidato optou para realizar o curso. Instruções específicas sobre o registro acadêmico em cada Instituição Associada serão publicadas no respectivo site eletrônico indicado no Anexo II do Edital ou no site da Sede <https://www.profbio.ufmg.br>.

16) No item 11.2, a letra c, o comprovante de efetivo exercício de docência em Biologia este comprovante só pode ser exclusivamente relativo ao exercício na ensino médio? Ou pode ser relativo ao ensino fundamental (6º ao 9º) da rede pública municipal de ensino.

Conforme o item 11.2, letra c, o docente deverá estar em efetivo exercício de docência em Biologia, no Ensino Médio na Rede Pública de Ensino do país, como servidor do quadro permanente ou como contratado.